quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pão e Circo

Quando você sabe que está tudo errado? Quando vc estufa o peito e diz em voz alta: FUDEU!!? 



Você que "quer tchu, quer tcha, tcha tcha, le le le", gostaria por obséquio criar vergonha na cara e se desalienar, parar de assistir as novelas da globo, e cair na vida real por uns 10 minutos?

Até quando aceitaremos situações como as descritas abaixo? Até quando seremos apáticos e aceitaremos ser enganados, roubados e ainda sorriremos a cada evento esportivo realizado?



A história nos diz que na Roma Antiga, a política utilizada pelos governos, era a política do Pão e Circo, onde os governantes dão ao povo Pão (Bolsa Família, Bolsa Escola, e demais programas assistenciais) e Circo (Copa do Mundo, Olimpíadas, Carnaval, novelas, músicas que não questionam), e assim, o povo não fica insatisfeito e não protesta contra as decisões do governo, não se rebela, não muda, e não se importa com os mandos e desmandos de seus representantes.



Nos ultimos dias, vi uma mobilização gigante pela saída do programa da Fátima Bernardes do ar, para volta da Tv Globinho, vi muita gente falando sobre a pensão da Rosane Collor e bruxaria  do Fernando Collor, para permanecer presidente, muito mais gente falando de futebol, quase todo mundo reclamando do frio e vi UM amigo falando sobre corrupção, divulgando o Dia do Basta.




Emissoras de T.V. pra quê?

 Porque é muito mais importante falar sobre olimpíadas, novelas, futebol, copa do mundo, músicas sem letras, do que falar sobre a greve nas universidades federais,  a vergonha que está a educação, o péssimo atendimento nos hospitais, prisões lotadas, falta de saneamento, má distribuição de renda, corrupção.

Hoje, o normal, o corriqueiro, é roubar, basta ler, assistir, ouvir aos noticiários, a moda é corrupção, e quando duas pessoas devolvem o dinheiro encontrado embaixo do viaduto, são glorificadas, endeusadas, viram heróis nacionais, por uma semana, menos tempo que os "heróis" da Libertadores e da Copa do Brasil. Talvez seja disso que o brasileiro precisa, mais heróis como esses (os catadores, não os jogadores milionários), mas é também um reflexo do que acontece na sociedade, onde roubar virou rotina, ser honesto, virou raridade, que espanta quando é noticiada.

Máquina do tempo, por favor

Há exatos 20 anos, o Brasil parava para os Caras Pintadas passarem, eles derrubaram um presidente e fizeram história

"Em 16 de agosto de 1992, milhões de jovens brasileiros tomaram as ruas das capitais com a cara pintada e vestindo roupas negras, como luto contra a corrupção do governo do então presidente do Brasil, Fernando Collor. Aquele domingo, mais tarde, ficaria conhecido como o “domingo negro” e aqueles grupos de jovens que, apesar de distantes clamavam em mesma voz pela justiça e pelo impeachment de Collor, ficaram conhecidos como Caras Pintadas. O movimento estudantil dos Caras Pintadas teve sua primeira reunião em 29 de maio de 1992. E as manifestações públicas aconteceram entre agosto e setembro daquele ano"



E então, 20 anos depois, o mesmo presidente deposto, é considerado um dos maiores brasileiros de todos os tempos, junto com "ícones" das músicas citadas acima:


Opinião do autor da imagem



Pergunto, alguém se lembra o nome do nome do primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço?
Alguém sabe quem é nosso vice presidente? Alguém de lembra em quem votou nas últimas eleições, para senador e deputados federal e estadual?
Alguém sabe que além de votar é nosso DEVER cobrar os nossos representantes?


Pensem:





Desalienie-se:


Mas não se atenha a opiniões e aos sites e links indicados nesta postagem, ou ao autor do texto, pense, questione, opine, participe das mudanças.






Um comentário:

  1. As pessoas atualmente não querem mais pensar, isso é fato ! Querem ser direcionados para o que devem gostar, para o que não devem gostar e agora, como está na moda ser revolucionário, como e por que devem “protestar” ! E é isso, se informar pra que [?] Se é muito mais fácil ver uma imagem qualquer no facebook, compartilhar e pagar de “cult” para os amigos !!!
    As pessoas perderam completamente a noção do bom senso.
    Sem falar do pessoal que passa o dia com o dedinho nervoso , clicando em tudo quanto é bobagem, passando tranqueira, mentira, boato, piada velha pra frente… E além de coisa grave como espalhar notícias falsas.
    Cansei dessa população gado!
    Brasil sempre foi e sempre será um País onde a mídia irá manipular as pessoas!!

    Beijos e Ótimo post, manolo!

    ResponderExcluir